quinta-feira, 14 de julho de 2011

Comparação curricular entre Medicina humana e Medicina Veterinária







                        







Os dois primeiros anos curriculares, em ambos os cursos, medicina humana e medicina veterinária, são muito semelhantes na nomenclatura das suas disciplinas, mas algo diferentes no seu conteúdo. Geralmente os dois primeiros anos curriculares incluem: bioquímica, fisiologia, histologia, anatomia, farmacologia, microbiologia, epidemiologia, patologia. No entanto, o conteúdo de medicina veterinária é muito mais abrangente, incluindo doenças animais de espécies variadas e as suas diferenças específicas. Quanto à fisiologia veterinária, esta é mais complexa que a Humana, como a fisiologia intestinal (ex: fisiologia do rúmen), fisiologia renal e, claro, a fisiologia cardio-pulmonar, a qual detém uma complexidade magnifica.histologia é essencialmente a mesma para os dois cursos. Quanto a anatomia, esta é extremamente complexa, pois abrange um grande número de espécies, em elevadíssimo pormenor, sendo a anatomia do cão e do equino as mais focadas. Microbiologia e particularmente, virologia, têm a mesma abordagem nos dois cursos, porém, com as diferenças existentes entre doenças especificas. Epidemiologia foca-se na prevenção de doenças e na saúde das populações. Patologia é muito diversa e engloba muitas espécies e sistemas de órgãos.
Um estudante de medicina veterinária, deve estar preparado, para ser totalmente funcional, como médico, no dia da sua formatura - competente em cirurgia e medicina, ao mesmo tempo, e disposto à prática em até 5 ou mais espécies. A maioria dos veterinários são treinados para realizar cirurgia ortopédica, ginecológica e obstétricia cirúrgicas, cirurgias intestinais, cirurgia urológica menor, cirurgias orais e até mesmo cirurgias cárdio-torácicas.
A acumulação de competências nos últimos dois anos do curso de medicina veterinária é equivalente ao que muitos médicos humanos adquirem nos 3-5 anos de residência médica. O medico veterinário recém formado, deve ser capaz de concluir com sucesso o exame de junta médica e iniciar a sua prática clínica no dia da formatura, enquanto a maioria dos médicos humanos, completa 3 a 5 anos de pós-doutoramento de residência, antes de exercer medicina de forma independente, geralmente numa estreita e centrada especialidade.

Fonte: wikipedia

3 comentários:

  1. Meu, tu é foda. Desprezam muito os veterinários, embora seja um curso mais difícil do q a medicina humana, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Um médico veterinário levaria quanto tempo para se formar em medicina humana? por ele ser formado em veterinária isso ajudaria como um atalho? ao invés do mesmo ter que estudar 6 anos ele poderia formar-se em medicina humana em menos tempo por já ser veterinário?

    ResponderExcluir